Dengue
A vacina da dengue ajuda a proteger contra a dengue em pessoas que já tiveram a doença comprovadamente; uma doença transmitida por mosquitos infectados com o vírus da dengue. A dengue é encontrada por toda região dos trópicos com fatores de risco influenciados pela precipitação de chuvas, temperatura, umidade, urbanização e qualidade de controle de mosquitos em áreas urbanas (2).
A prevenção ou redução do vírus da dengue depende principalmente do controle de atividade de mosquitos ou do impedimento das picadas de mosquitos infectados em humanos (6).
O que é Dengue?
A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos infectados com o vírus da dengue (1).
Como é transmitida?
Os vírus são transmitidos aos seres humanos pela picada da fêmea do mosquito infectada, que contrai o vírus principalmente ao se alimentar com o sangue de uma pessoa infectada (1).
Quem está em risco?
A dengue é encontrada por toda região dos trópicos com fatores de risco influenciados pela precipitação de chuvas, temperatura, umidade, urbanização e qualidade de controle de mosquitos em áreas urbanas (2). As taxas de infecção por dengue são maiores ao ar livre e durante o dia, quando os mosquitos infectados picam com mais frequência (3). No entanto, os mosquitos infectados se reproduzem em ambientes internos e podem picar qualquer pessoa durante todo o dia (3).
Quais são os sintomas?
Uma pessoa infectada pelo vírus de dengue desenvolve sintomas semelhantes aos da gripe grave que normalmente duram de 2 a 7 dias (4). Os principais sintomas de dengue são febre alta acompanhada por dois dos seguintes sintomas (4):
- dor de cabeça intensa
- dor atrás dos olhos
- náusea, vômito
- edema de glândulas
- dores musculares e de articulações
- erupções cutâneas
A dengue grave é uma complicação potencialmente mortal devido a perda de fluido dos vasos sanguíneos (4). Isso pode provocar a insuficiência do sistema circulatório e choque (5). Observe os sinais de alerta quando a febre diminuir em 3 a 7 dias após o início dos sintomas e (4):
- dor abdominal grave
- vômito persistente
- respiração rápida
- sangramento das gengivas
- vômito com sangue
- fadiga, inquietação