Gripe (Influenza)
A vacina Gripe (Influenza) ajuda a proteger contra o vírus influenza, também conhecido como gripe; uma infecção respiratória causada por dois tipos principais de vírus influenza: tipos A e B. Gripe é diferente de um resfriado, pois os sintomas geralmente surgem repentinamente e são mais graves.
A imunidade proveniente da vacinação diminui ao longo do tempo, então é necessário realizar a vacinação anualmente para se proteger contra a gripe.
O que é influenza?
A influenza, normalmente, conhecida como “gripe”, é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza, que circula em todas as partes do mundo. Há dois tipos principais de vírus influenza: tipos A e B. Os vírus influenza A e B, que são rotineiramente transmitidos pelas pessoas, são responsáveis pelos surtos sazonais de gripe a cada ano.
Como é transmitida?
A gripe sazonal se espalha facilmente, com a rápida disseminação do vírus em áreas com muitas pessoas, incluindo escolas e casas de repouso. Quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, gotículas contendo o vírus são transmitidas pelo ar por até um metro de distância e infectam pessoas próximas que respiram essas gotículas. A doença também pode ser transmitida pelas mãos contaminadas com o vírus da gripe.
Quem está em risco?
A gripe pode afetar todas as faixas etárias, mas o risco de complicações é maior em adultos com mais de 65 anos, crianças com menos de 59 meses, mulheres grávidas e pessoas com certas condições médicas, como problemas cardíacos, asma ou problemas pulmonares, problemas renais, doenças metabólicas ou sistemas imunológicos comprometidos.
Quais são os sintomas?
A gripe é caracterizada pela febre repentina, tosse, dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza. A tosse pode ser grave e durar 2 ou mais semanas. Gripe é diferente de um resfriado, pois os sintomas geralmente surgem repentinamente e são mais graves.
A maioria das pessoas se recupera da febre e dos outros sintomas em uma semana, sem a necessidade de atenção médica. Mas algumas pessoas podem desenvolver complicações, algumas das quais podem ser fatais. Possíveis complicações graves provocadas pela gripe podem incluir infecções pulmonares (pneumonia), problemas cardíacos, envolvimento cerebral e muscular e falência dos órgãos. A gripe também pode piorar problemas médicos crônicos. Por exemplo, pessoas com asma podem sofrer ataques de asma quando estão gripadas, e pessoas com doença cardíaca crônica podem enfrentar uma piora dessa condição provocada pela gripe.