Hepatite A

A vacina Hepatite A ajuda a proteger contra a Hepatite A, uma infeção hepática causada pelo vírus da hepatite A. A hepatite A é transmitida quando uma pessoa ingere inconscientemente o vírus, através de objetos, alimentos ou bebidas contaminados por pequenas quantidades não detectadas de fezes de uma pessoa infectada (1,2).

Os sintomas da hepatite A variam de leve a grave, e podem incluir febre, mal estar generalizado, perda de apetite, diarreia, náusea, dores estomacais, urina de cor escura e amarelamento da pele e dos olhos (icterícia). Nem todos aqueles que forem infectados apresentarão todos os sintomas (1).

O que é Hepatite A?

A hepatite A é uma infecção hepática causada pelo vírus da hepatite A (1,2). Ao contrário das hepatites B e C, a infecção pela hepatite A não causa doença hepática crônica e raramente pode levar à morte, mas pode causar sintomas graves e insuficiência hepática aguda, que é frequentemente fatal (1).

Como é transmitida?

A hepatite A é transmitida quando uma pessoa ingere inconscientemente o vírus, através de objetos, alimentos ou bebidas contaminados por pequenas quantidades não detectadas de fezes de uma pessoa infectada (1,2). A hepatite A também pode se espalhar por contato pessoal com uma pessoa infectada, como contato sexual ou ao cuidar de uma pessoa infectada (1,2).

Quem está em risco?

Qualquer pessoa que não tenha sido vacinada ou previamente infectada pode ser infectada com o vírus da hepatite A (1). Os fatores de risco responsáveis pela infecção da hepatite A incluem: higienização insatisfatória, falta de água potável, uso de drogas recreativas, convívio com uma pessoa infectada, contato sexual com uma pessoa infectada e deslocamento para áreas onde a hepatite A é regularmente encontrada sem imunização prévia (1).

Quais são os sintomas?

Os sintomas da hepatite A variam de leve a grave, e podem incluir febre, mal estar generalizado, perda de apetite, diarreia, náusea, dores estomacais, urina de cor escura e amarelamento da pele e dos olhos (icterícia) (1). Nem todos aqueles que forem infectados apresentarão todos os sintomas (1). Os adultos apresentam sinais e sintomas da doença mais frequentemente do que as crianças, e a gravidade da doença e os resultados fatais são maiores em faixas etárias mais altas (1). Os sintomas geralmente começam a aparecer 4 semanas após a exposição e duram menos de 2 meses, embora algumas pessoas com hepatite A possam apresentar sintomas por até 6 meses (2). Uma pessoa pode transmitir o vírus para outros até 2 semanas antes que os sintomas apareçam (2).Após a infecção, o vírus pode permanecer “dormente” no corpo da pessoa e pode se tornar ativo novamente muitos anos depois, causando herpes zóster (2). A herpes zóster é uma erupção cutânea dolorosa que pode ocasionalmente resultar em danos permanentes aos nervos ou danos visuais e afeta principalmente adultos mais velhos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos (2,3).

Confira o Calendário Completo de Vacinação

Crianças, Gestantes, Adolescentes, Adultos e Idosos