Hepatite B
A vacina hepatite B ajuda a proteger contra a hepatite B, uma infecção hepática causada pelo vírus da hepatite B. Muitos dos sintomas da hepatite B podem ser confundidos com aqueles de doenças comuns, como gripe. Muitas pessoas infectadas com a hepatite B não apresentam nenhum sintoma e podem espalhar a infecção sem percebê-la (4).
A grande maioria das pessoas infectadas com a hepatite B na idade adulta é capaz de combater o vírus e se recuperar totalmente dentro de 1 a 3 meses (3). No entanto, bebês e crianças com hepatite B têm maior probabilidade de desenvolver uma infecção crônica (1,3).
O que é Hepatite B?
A hepatite B é uma infecção hepática potencialmente fatal causada pelo vírus da hepatite B (HBV) (1). Ela pode elevar seriamente o risco de morte por cirrose (uma escarificação do fígado) e por câncer hepático (1).
Como é transmitida?
A hepatite B, geralmente, é transmitida para bebês ou crianças através das mães infectadas durante o nascimento ou pela exposição a sangue e fluidos corporais infectados (por exemplo, em adultos, pelo compartilhamento de agulhas com alguém infectado com a hepatite B em um ambiente de saúde ou por contato sexual) (1). O vírus não se espalha pela amamentação, compartilhando utensílios alimentares, abraços, beijos, segurando as mãos, tosse ou espirros (2). A hepatite B também não é transmitida por alimentos ou água contaminados (2).
Quem está em risco?
As crianças que forem infectadas com o vírus da hepatite B correm risco de desenvolver infecções por hepatite B crônicas; até 90% dos bebês infectados durante o primeiro ano de vida desenvolvem a infecção que pode durar a vida toda (1,3).
Quais são os sintomas?
Muitos dos sintomas da hepatite B podem ser confundidos com aqueles de doenças comuns, como gripe (4). Muitas pessoas infectadas com a hepatite B não apresentam nenhum sintoma e podem espalhar a infecção sem percebê-la (4). No entanto, quando os sintomas estão presentes, eles podem incluir dores, febre, mal estar generalizado, perda de apetite, amarelamento da pele e dos olhos (icterícia), urina escura, cansaço extremo, sensação de dor e dor de estômago (1,4). Em algumas pessoas, o vírus da hepatite B também pode causar uma infecção hepática crônica que pode evoluir posteriormente para uma cirrose (um escarificador do fígado) ou câncer hepático (1).