Poliomielite VIP/VOP

As vacinas VIP/VOP ajudam a proteger contra a poliomielite, uma doença causada por um vírus que pode afetar o sistema nervoso. A poliomielite afeta principalmente crianças pequenas (menores de 5 anos de idade) (1).

A poliomielite quase foi erradicada graças a estratégias de atenção à saúde bem-sucedidas, com queda do número de casos da doença acima de 99% entre 1988 e 2016 (1).

O que é Poliomielite?

A poliomielite é uma doença viral infecciosa transmitida muito facilmente e que pode afetar os nervos. Em sua forma mais grave, pode causar paralisia em questão de horas . A poliomielite quase foi erradicada graças a estratégias de atenção à saúde bem-sucedidas, com queda do número de casos da doença acima de 99% entre 1988 e 2016.

Como é transmitida?

A poliomielite é transmitida muito facilmente. A maioria das pessoas que não está protegida contra a poliomielite pode contraí-la se tiver contato com alguém que tenha sido infectado pelo vírus. A poliomielite pode ser transmitida por pessoas infectadas desde cerca de uma semana antes de qualquer sintoma estar presente até várias semanas depois. Aqueles que não apresentam nenhum sintoma ainda podem passar poliomielite para outras pessoas. O vírus que provoca a poliomielite entra pela boca e se espalha por contato com fezes contaminadas.

Quem está em risco?

A poliomielite afeta principalmente crianças pequenas (menores de 5 anos de idade). Pessoas que viajam para países onde a poliomielite ainda é comum têm mais risco de desenvolver a doença (por exemplo, Nigéria, Afeganistão, Paquistão.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da poliomielite podem começar 7 a 10 dias depois que a pessoa é infectada e podem durar de 2 a 10 dias antes que se recuperem completamente. A maioria das pessoas infectadas pelo vírus da poliomielite não apresenta nenhum sintoma. 1 em cada 4 pessoas apresentará sintomas menos importantes e transitórios, como febre, dor de cabeça, dor de garganta ou vômito. Em algumas pessoas, rigidez da região da nuca, dor nas costas ou nos braços e pernas podem ocorrer. No entanto, em algumas pessoas, pode haver consequências graves, como paralisia irreversível das pernas ou até a morte. 1 em cada 200 pessoas afetadas pela poliomielite pode ficar irreversivelmente paralisada (normalmente nas pernas). A poliomielite também pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) em 1 a 5% das crianças infectadas.

Confira o Calendário Completo de Vacinação

Crianças, Gestantes, Adolescentes, Adultos e Idosos