Varicela / Catapora
A vacina contra varicela ajuda a proteger contra a varicela (comumente conhecida como “catapora”). Embora, na maioria das vezes, seja uma doença leve na infância, a catapora tende a ser mais grave em adultos.
A catapora pode ser evitada através da imunização. Ela pode ser fornecida sozinha ou em vacinas combinadas que também ajudam a proteger contra outras doenças, incluídas em programas de imunização de rotina.
O que é Varicela?
A varicela, também conhecida como catapora, é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus varicella-zoster. A catapora é caracterizada por erupções cutâneas que formam feridas e coçam muito.
Como é transmitida?
A catapora pode ser facilmente transmitida através de gotículas respiratórias ou contato direto com as feridas características da pessoa infectada. As pessoas geralmente transmitem a doença desde alguns dias antes do início da erupção cutânea, até que as feridas sequem e formem uma crosta.
Quem está em risco?
A catapora ocorre no mundo inteiro e, na ausência de um programa de vacinação, afeta quase todas as pessoas até a metade da idade adulta.
Embora, na maioria das vezes, seja uma doença leve na infância, a catapora tende a ser mais grave em adultos. A infecção pode ocasionalmente desenvolver complicações como infecção do pulmão (pneumonia) ou envolvimento do cérebro (encefalite), às vezes com consequências graves ou fatais.
Quais são os sintomas?
Os sintomas clássicos da catapora são erupções cutâneas que formam feridas cheias de líquido, que coçam muito, e, por fim, secam e formam crostas. A erupção cutânea pode aparecer primeiro no tórax, nas costas e no rosto e, em seguida, se espalhar por todo o corpo, incluindo dentro da boca, pálpebras ou área genital. Normalmente, leva cerca de uma semana para que todas as bolhas sequem. Outros sintomas que podem começar a aparecer 1 a 2 dias antes das erupções cutâneas incluem febre, cansaço, perda de apetite e dor de cabeça.
Após a infecção, o vírus pode permanecer “dormente” no corpo da pessoa e pode se tornar ativo novamente muitos anos depois, causando herpes zóster. A herpes zóster é uma erupção cutânea dolorosa que pode ocasionalmente resultar em danos permanentes aos nervos ou danos visuais e afeta principalmente adultos mais velhos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos.