Pneumocócica

A vacina Pneumocócica conjugada ajuda a proteger contra a doença pneumocócica, que pode evoluir para pneumonia, otite média, meningite e outras doenças causadas pelas bactérias pneumocócicas. Algumas pessoas têm uma probabilidade maior de serem acometidas por doença pneumocócica. Este grupo de alto risco inclui crianças com menos de 2 anos de idade e adultos com 65 anos ou mais.

As vacinas podem ajudar a proteger contra infecções por doenças pneumocócicas e têm sido usadas para evitar essa doença por mais de 30 anos.

O que é Pneumocócica?

A doença pneumocócica é uma infecção causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Essas bactérias podem causar muitos tipos de doenças, que podem ser graves, como a pneumonia (infecção dos pulmões), a meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e bacteremia/septicemia (infecção da corrente sanguínea), a infecções menos graves e mais comuns, como as infecções de ouvido e seios da face.

Como é transmitida?

As bactérias Pneumococcus podem ser transmitidas por gotículas para outras pessoas, através da tosse ou espirros, e pelo contato próximo com uma pessoa infectada. As bactérias podem ser transportadas no nariz e na garganta de uma pessoa infectada que não apresenta sintomas, mas pode transmitir a doença para outras pessoas.

Quem está em risco?

A doença pneumocócica ocorre em todo o mundo. Algumas pessoas têm uma probabilidade maior de serem acometidas por doença pneumocócica. Este grupo de alto risco inclui crianças com menos de 2 anos de idade e adultos com 65 anos ou mais. Pessoas portadoras de doenças que enfraquecem o sistema imunológico, como diabetes, doença cardíaca, doença pulmonar e HIV/AIDS, ou pessoas que fumam cigarros ou têm asma também têm mais risco de contrair doença pneumocócica.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da doença pneumocócica dependem da parte do corpo infectada. Os sintomas podem incluir:

  • Pneumonia pneumocócica (infecção pulmonar): febre e calafrios, tosse, respiração rápida ou dificuldade para respirar, dor torácica.
  • Meningite pneumocócica (infecção do cérebro e da medula espinhal): rigidez da nuca, febre, dor de cabeça, sensibilidade à luz, confusão mental. Em bebês, a meningite pode causar dificuldade para a ingestão de alimentos e bebidas, diminuição da consciência e vômito.
  • Bacteremia pneumocócica/septicemia (infecção da corrente sanguínea): confusão mental/desorientação/diminuição da consciência, falta de ar, frequência cardíaca elevada, febre/tremores/sensação de frio, dor ou desconforto extremos, pele úmida ou suada. A septicemia é uma complicação causada pela resposta intensa e ameaçadora do organismo a uma infecção, que pode provocar danos nos tecidos, falência de órgãos e morte.
  • Infecções do ouvido: dor de ouvido, tímpano vermelho e edemaciado, febre, sonolência.

Confira o Calendário Completo de Vacinação

Crianças, Gestantes, Adolescentes, Adultos e Idosos